Operação ‘Tela Fria’ prende 14 pessoas e cumpre mandados na Bahia, Sergipe e Pernambuco
Investigação desmantela esquema de furtos de celulares durante eventos, com movimentação financeira ilegal e revenda no mercado paralelo

A Operação “Tela Fria” resultou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão, com 27 deles sendo executados nesta terça-feira (11) na Bahia. Além disso, foram expedidos 43 mandados de prisão, dos quais 14 pessoas foram presas até o momento. As ações ocorreram em diversas localidades, incluindo Recife (PE), onde um suspeito foi detido; Sergipe, com três prisões realizadas; e na Bahia, onde a maioria dos alvos foi localizada nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Fazenda Coutos, Valéria, Federação, Sussuarana e Lauro de Freitas.
A investigação teve início após mais de 650 boletins de ocorrência serem registrados por vítimas de furtos de celulares durante grandes eventos na orla de Aracaju. A Delegacia de Turismo da Polícia Civil de Sergipe identificou que a maioria dos criminosos era oriunda da Bahia e operava de forma organizada, com integrantes especializados no furto de celulares, desbloqueio dos aparelhos e movimentação financeira ilegal. O grupo não apenas furtava os dispositivos, mas também enviava mensagens ameaçadoras para obter as senhas das vítimas. Após desbloquearem os aparelhos, os criminosos acessavam redes sociais, contatos e contas bancárias, realizando compras fraudulentas e transferências antes de revender os dispositivos no mercado ilegal.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Salvador) e contou com o apoio de 130 policiais civis dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), das Coordenações de Operações e Recursos Especiais (CORE) e de Polícia Judiciária (COPJ), além do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope/SE).
As investigações continuam em andamento, com a expectativa de que mais envolvidos no esquema criminoso sejam identificados e presos nos próximos dias.
Fonte: Ascom/PCB
Comentários: