Operações da Polícia Civil serão reforçadas com utilização de drones

Novos equipamentos entregues aos Departamentos operativos da Instituição fazem parte do Projeto Salas de Investigação

Bahia
Operações da Polícia Civil serão reforçadas com utilização de drones

Fotos: Ascom-PCBA/Milena Brito

A intensificação da estratégia nas ações da Polícia Civil da Bahia em campo, bem como da segurança da população e dos policiais, ganha um novo reforço com a aquisição inicial de 50 drones. Nesta segunda-feira (14), foi realizada a entrega dos primeiros equipamentos, com a presença do delegado-geral, André Viana, aos Departamentos operativos da Instituição, na primeira etapa do Projeto Salas de Investigação. Os equipamentos estão no escopo do Projeto da PCBA, que consiste em pontos estratégicos de apuração com utilização de recursos tecnológicos.

Os drones foram entregues aos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia do Interior (Depin), para unidades de Juazeiro, Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), por meio do Serviço Aeropolicial (Saer).

Estão em processo de aquisição mais 30 drones, tecnologia termal embarcada e o investimento total passa de R$ 1,5 milhão. Esses equipamentos não apenas elevam o padrão tecnológico das ações de campo, mas também robustecem a capacidade técnica das Agências de Inteligência e do Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Noarp), sob a coordenação do SAER/CORE. Isso assegura uma integração estratégica entre os recursos de investigação, inteligência e operações especiais.

Todos os equipamentos seguem os parâmetros técnicos definidos na Portaria nº 047, de 12 de fevereiro de 2025, que regulamenta o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), no âmbito da Polícia Civil da Bahia. A norma estabelece critérios de segurança operacional, conformidade legal e responsabilidade institucional, garantindo que o uso dos drones esteja alinhado com as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica Brasileira, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a legislação internacional aplicável.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.