Papa Leão XIV faz apelo mundial pela paz em primeira missa de 2026
Durante oração do Angelus, pontífice pediu o fim da violência e lembrou o Dia Mundial da Paz

Após celebrar sua primeira missa em 2026, o papa Leão XIV fez um forte apelo pela paz no mundo. A mensagem foi direcionada, sobretudo, às “nações ensanguentadas por conflitos e miséria”. Cerca de 40 mil fiéis acompanharam a oração do Angelus na Praça São Pedro, no Vaticano.
Segundo o pontífice, o início de um novo ano representa a oportunidade de renovar o tempo e fortalecer laços de fraternidade. Para ele, sem o desejo sincero de paz e bem comum, a virada do calendário perde o sentido.
Além disso, Leão XIV convidou os fiéis a rezarem não apenas pela paz entre as nações, mas também pela harmonia nos lares e nas famílias marcadas pela violência e pela dor. O papa destacou a fé em Cristo como fonte de esperança e pediu a intercessão de Maria, Mãe de Deus e da Igreja.
Ao final da celebração, o pontífice lembrou que o 1º de janeiro é celebrado como o Dia Mundial da Paz desde 1968. Ele também retomou a mensagem proclamada após sua eleição, ao desejar que a paz esteja presente na vida de todos.
Por fim, ao recordar o oitavo centenário da morte de São Francisco, Leão XIV concedeu sua bênção ao mundo e reforçou o chamado para que cristãos iniciem o novo ano com corações desarmados e atitudes de diálogo.
Fonte: Agência Brasil




Comentários: