Patinetes chegam à Cidade Baixa

Salvador amplia área de operação dos patinetes elétricos e reforça ações de segurança e sustentabilidade.

Salvador
Patinetes chegam à Cidade Baixa
Foto: Ascom Semob

Patinetes elétricos são ampliados para a Cidade Baixa

A Prefeitura de Salvador ampliou nesta sexta-feira (14) o serviço de patinetes elétricos compartilhados para a Cidade Baixa. A expansão ocorre por meio da Semob em parceria com a JET. A nova área inclui a orla da Ribeira, do Terminal Hidroviário à Baixa do Bonfim. A ação reforça o compromisso da cidade com inovação e mobilidade sustentável.

Com a ampliação, mais de 100 novos patinetes passam a atender a região. O modal oferece transporte ágil e não poluente. O secretário Pablo Souza destacou avanços ambientais e lembrou que Salvador reduziu mais de 30% das emissões de gases de efeito estufa. Ele anunciou ainda novas medidas de segurança e educação no trânsito.

A Campanha de Verão dos Patinetes será lançada em novembro. A iniciativa prevê blitze educativas, ações da Escola de Direção Segura e orientações sobre boas práticas de circulação.

Outra medida é a limitação de velocidade para novos usuários. Quem fizer o primeiro cadastro terá velocidade máxima de 15 km/h até completar 15 km percorridos ou cinco viagens. A Semob afirma que a regra aumenta a segurança e estimula o uso responsável.

O assessor da JET, Lincoln Silva, afirmou que a expansão ocorre graças ao diálogo com o poder público e à crescente demanda. Segundo ele, o modal já integra o cotidiano da população entre o Centro e Piatã.

Salvador conta com 150 mil usuários cadastrados. Entre janeiro e setembro, foram mais de 465 mil viagens realizadas. Em outubro, houve 59 mil deslocamentos, o maior volume em seis meses. A JET opera 938 patinetes com GPS, sinalização noturna, freios, campainha e placa.

As ações educativas continuam intensas. Em setembro, foram 10,2 mil abordagens, com 1.784 contas bloqueadas. A Escola de Direção Segura realizou 93 atividades. As aulas gratuitas ocorrem no Farol da Barra e na Avenida Magalhães Neto.

De janeiro a outubro de 2025, o uso dos patinetes evitou a emissão de 277 toneladas de CO₂. O serviço segue as regras do Decreto nº 40.301/2025, que define critérios de operação, como uso individual, proibição para menores de 18 anos e normas de segurança.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.