Polícia Civil da Bahia cumpre mandados da Operação Pharos II

Ação nacional coordenada pela Polícia Civil do Paraná combate crimes de abuso sexual infantil no ambiente digital

Bahia
Polícia Civil da Bahia cumpre mandados da Operação Pharos II
Foto: Divulgação/ Ascom-PCBA

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta sexta-feira (10), mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Feira de Santana e Retirolândia, em apoio à Operação Pharos II, coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).

A operação integra uma ação nacional que mobilizou forças policiais em 19 estados e 42 municípios, com o cumprimento de 44 ordens judiciais.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Palmas (PR), tiveram início após a análise de dispositivos eletrônicos apreendidos com um homem investigado por comercializar imagens e vídeos de abuso sexual infantil. As diligências permitiram identificar suspeitos em diversos estados, incluindo a Bahia, com indícios de envolvimento na aquisição e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

Ações na Bahia

Em Salvador, as equipes cumpriram dois mandados nos bairros de Tancredo Neves e Águas Claras. Foram apreendidos aparelhos celulares, encaminhados à perícia técnica. Até o momento, as análises preliminares não identificaram conteúdo de pornografia infantil, mas os materiais seguem em exame detalhado. Os investigados foram intimados a prestar depoimento na unidade especializada.

A ação contou com o apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca), da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Em Feira de Santana, o mandado foi cumprido no bairro Papagaio, onde três aparelhos celulares foram apreendidos. O material será encaminhado para análise pericial, em cooperação com a autoridade policial do Paraná. A operação foi realizada por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI) Sertão, vinculado à 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin).

Já em Retirolândia, a diligência ocorreu em um imóvel no bairro Retiro Velho, zona urbana do município. Dispositivos eletrônicos foram recolhidos para exame pericial, com o objetivo de subsidiar as investigações. A ação foi executada pela 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha).

Operação nacional e cooperação internacional

A Operação Pharos II conta com apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), ligado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A ação também tem cooperação internacional da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos, reforçando o compromisso de combater crimes de exploração sexual infantil em ambientes virtuais.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.