Bahia assina novo contrato para Ponte Salvador-Itaparica
Acordo com concessionária e aval do TCE garante avanço do maior projeto de infraestrutura do estado, com obras previstas para começar em até 12 meses

O Governo da Bahia e a concessionária responsável pela Ponte Salvador-Itaparica assinaram nesta quarta-feira (4) um novo acordo contratual que garante o avanço do projeto e autoriza o início das obras. A assinatura, mediada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), marca o fim da fase de renegociação iniciada após impactos da pandemia.
Durante reunião virtual com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o potencial da obra para impulsionar a economia baiana, o turismo e a integração com a China. “Agora é seguir com o projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras”, afirmou.
A construção da ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica terá início em até 12 meses. A previsão é gerar sete mil empregos e atrair investimentos em setores como turismo, logística, comércio e mercado imobiliário. A ponte reduzirá em mais de 100 km a distância entre a capital e o Sul e Baixo Sul da Bahia.
A sondagem marítima, já concluída, foi a mais profunda da história brasileira, atingindo 200 metros. Mais de 300 profissionais e 20 empresas baianas participaram da etapa, com investimento de R$ 200 milhões.
Segundo o ministro Rui Costa, a ponte será um marco da integração econômica Brasil-China e da transformação social e regional. O CEO da concessionária, Claudio Villas Boas, definiu a assinatura como um “passo decisivo para a maior obra de infraestrutura em execução no país”.
A renegociação contratual foi aprovada por unanimidade pelo TCE, com apoio do Ministério Público de Contas e validação do governo chinês. O modelo seguiu diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda revisões contratuais em cenários de crise para garantir viabilidade e continuidade de projetos estratégicos.
Comentários: