Projetos de Salvador e Recife viram referência internacional de sustentabilidade

Iniciativas urbanas selecionadas por parceria entre Brasil e ONU-Habitat destacam soluções sociais, ambientais e de geração de renda.

Bahia
Projetos de Salvador e Recife viram referência internacional de sustentabilidade
Foto: Nilton Sousa/prefeitura de salvado

Projetos desenvolvidos em Salvador e Recife foram selecionados como referências internacionais de desenvolvimento urbano sustentável em uma parceria entre o governo brasileiro e o ONU-Habitat. As iniciativas integram o programa Simetria Urbana, que reúne soluções brasileiras voltadas a cidades mais inclusivas e resilientes.

Na capital baiana, o projeto Planos de Bairro, implantado na Ilha de Maré, beneficiou cerca de 4 mil moradores de 12 comunidades, incluindo seis quilombolas. A ação promoveu diagnóstico participativo e planejamento comunitário com a integração de lideranças locais, universidades, organizações sociais e poder público, com foco na redução de desigualdades e no desenvolvimento sustentável.

Plano da ilha de Maré buscou a integração de líderes comunitários, poder público, universidades e organizações locais – Foto: Nilton Sousa/Prefeitura de Salvador

Outro destaque é o programa Marias na Construção, também em Salvador, que oferece qualificação profissional e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em dois anos, mais de 600 participantes concluíram cursos de formação na área da construção civil.

Entre os projetos selecionados está ainda a iniciativa Jardins Filtrantes, em Recife, que implantou um sistema natural de tratamento de água na foz do Riacho do Cavouco. A solução utiliza plantas aquáticas nativas para filtrar a água antes de chegar ao Rio Capibaribe, contribuindo para a recuperação ambiental da área.

Projeto inclui a implantação de um sistema de jardins filtrantes na foz do Riacho do Cavouco – Foto: Giselle Cahú/CITinova

As experiências fazem parte de um conjunto de 16 iniciativas brasileiras escolhidas para servir de referência a países do chamado Sul Global, estimulando cooperação internacional e intercâmbio de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

A relação completa está disponível no site do programa

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Siga nosso canal no WhatsApp

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.