Imagem original do Senhor do Bonfim fica exposta até 10 de agosto
Pela primeira vez em 280 anos, escultura portuguesa está próxima do público na Basílica do Bonfim, atraindo fiéis e turistas em Salvador.

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal há 280 anos, está exposta ao público até 10 de agosto, na Basílica do Bonfim, em Salvador.
Pela primeira vez, a escultura foi transferida do altar-mor para um local acessível aos visitantes. Desde então, a movimentação de fiéis e turistas tem crescido.
“É minha primeira vez no Bonfim. A igreja é linda e poder ver a imagem original é emocionante”, disse o americano Lucas Klein, 22 anos.
A aposentada Sandra Regina Olijnyk, 70, de Santa Catarina, também ficou impressionada. “Nosso guia contou a história da igreja. Tudo é muito rico em cultura e fé”, relatou.
Segundo o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, a mudança teve resultado positivo. “As missas estão lotadas. As pessoas se sentem mais próximas do Senhor do Bonfim”, afirmou.
A expectativa é de aumento no número de visitantes a partir de 1º de agosto, com início das celebrações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem.
A peça em madeira, esculpida em pinho de riga, veio de Setúbal, Portugal, trazida pelo capitão Teodósio Rodrigues de Faria, fundador da Irmandade do Bonfim.
A exposição acontece diariamente, das 7h30 às 18h, na Colina Sagrada, ponto central do turismo religioso baiano.
“O Senhor do Bonfim é símbolo da fé baiana e referência internacional do turismo religioso”, destacou Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia.
Programação do Jubileu do Bonfim 2025
1º de agosto
- 17h30: Chegada da imagem peregrina (réplica), na Praia da Penha
- 18h: Procissão de velas até a Colina Sagrada
8 de agosto
- 18h: Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Osba, na igreja
9 de agosto
- 9h: Seminário “280 Anos da Chegada da Imagem”, na Cúria Arquidiocesana
10 de agosto
- 7h30: Missa campal, na Colina Sagrada
Comentários: