Reconhecimento Facial já ajudou a prender 4 mil foragidos na Bahia

Sistema da SSP identifica criminosos por câmeras inteligentes em 80 cidades e eventos. Em 2025, 1.614 prisões foram realizadas com a tecnologia.

Bahia
Reconhecimento Facial já ajudou a prender 4 mil foragidos na Bahia
Foto: Divulgação SSPBA

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou uma marca histórica. Desde a sua implementação, a tecnologia contribuiu para 4 mil prisões no estado.

A prisão mais recente ocorreu nesta quarta-feira (14). Um homem, procurado por dívida de pensão alimentícia, foi identificado por câmeras inteligentes em Salvador e detido após confirmação da identidade.

Somente em 2025, a ferramenta ajudou a capturar 1.614 foragidos. Criminosos acusados de homicídio, roubo, tráfico de drogas, estupro e furto representam 66,3% dos presos.

Tecnologia em expansão

Lançado em fevereiro de 2019, o sistema já opera em Salvador e outras 80 cidades baianas. A tecnologia também é utilizada durante eventos em diversas regiões do estado.

O funcionamento é simples e eficaz. As câmeras captam imagens dos rostos e comparam com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando há mais de 90% de similaridade, os agentes de segurança abordam o suspeito e seguem os protocolos de identificação.

Além das prisões, o sistema também auxilia na localização de pessoas desaparecidas e no Reconhecimento de Placas Veiculares, ampliando a atuação da SSP em diferentes frentes de combate ao crime.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.