REFÚGIO FOLHAS É O VENCEDOR NA CATEGORIA MELHOR BANHEIRO DA CASACOR BAHIA 2024
Inspirada na obra de Maria Betânia, a estreia de Nanda Miguel e Pedro Córdova é reconhecida pela brasilidade e inovação em arquitetura sensorial
Fito: Divulgação
A primeira participação de Pedro Córdova e Nanda Miguel na CASACOR Bahia não poderia ter sido mais impactante. A dupla de arquitetos foi reconhecida com o prêmio de Melhor Banheiro da edição 2024, com o ambiente “Refúgio Folhas”, um espaço que alia brasilidade, sustentabilidade e uma abordagem sensorial inovadora. Inspirados no álbum “Brasileirinho”, de Maria Bethânia, e com apoio da Avatim, eles criaram um ambiente que vai além do funcional, propondo uma imersão completa nos sentidos e nas raízes culturais brasileiras.
O “Refúgio Folhas” traz uma paleta de cores terrosas e elementos naturais, como madeira pau-ferro e vegetação abundante, além de peças de arte e artesanato local, que reforçam o tema da ancestralidade, central na proposta da CASACOR Bahia deste ano, que acontece até o dia 6 de novembro no Bahia Othon Palace.. As pedras naturais, o paisagismo exuberante e o mobiliário sustentável assinado pela BIASÁ Home complementam o espaço, criando um ambiente que convida os visitantes a uma experiência imersiva e repleta de significado.
“A maior importância de participar da CASACOR é expor uma arquitetura que acredita na experiência sensorial”, comenta Pedro Córdova. Nanda Miguel acrescenta: “A nossa brasilidade está no centro do projeto. Desde as cores que evocam o urucum, até a curadoria que valoriza o artesanato local. Tudo foi pensado para refletir essa pluralidade cultural.”
Ao receber o prêmio, os arquitetos destacaram a importância da arquitetura sensorial e afetiva que criaram. “Foi uma sensação de dever cumprido. Apostamos em uma arquitetura que conecta os sentidos, e o reconhecimento veio como consequência do nosso envolvimento total com o projeto”, diz Pedro. Nanda complementa que a colaboração entre os dois escritórios, com focos distintos, resultou em algo inédito, que ultrapassa as expectativas.
Para os dois profissionais, essa premiação é um marco em suas carreiras e reforça o posicionamento de ambos no mercado. “É uma conquista que abre portas e fortalece nosso nome. Queríamos visibilidade, o prêmio foi a cereja no topo,” conclui Nanda Miguel.
Comentários: