INSS inicia ressarcimento de descontos indevidos
Mais de 500 mil aposentados e pensionistas já receberam valores; adesão ao acordo segue até 14 de novembro, pelo Meu INSS ou Correios

O INSS começou a pagar o ressarcimento de descontos indevidos a aposentados e pensionistas. Na primeira semana, 533 mil beneficiários já receberam os valores.
Segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller, a previsão é alcançar 1,147 milhão de pessoas até 30 de julho. Ao todo, 2,295 milhões podem aderir ao acordo.
A adesão é voluntária, gratuita e está disponível até 14 de novembro. Quem aderir primeiro, recebe antes. O depósito é feito na conta do benefício.
Atualmente, 1,248 milhão de pessoas já aceitaram os termos. Ainda há 4,8 milhões de beneficiários com descontos não reconhecidos, segundo o INSS.
Para ampliar a comunicação, o governo envia avisos pelo Meu INSS, extratos bancários e WhatsApp. As mensagens não têm links e apenas informam a elegibilidade.
A adesão deve ser feita apenas pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. O WhatsApp não é canal válido para isso.
Nos Correios, mais de 2 milhões de pessoas já buscaram atendimento. Destas, 1,3 milhão formalizaram contestações.
Quem já acionou a Justiça antes de 23 de abril pode aderir ao acordo, mas deve desistir da ação. O INSS pagará 5% de honorários ao advogado.
Quem pode aderir?
- Aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos
- Quem não teve resposta da entidade após 15 dias úteis
Como aderir pelo app Meu INSS?
- Acesse com CPF e senha
- Vá em “Consultar Pedidos”
- Clique em “Cumprir Exigência”
- Leia o comentário final
- Marque “Sim” em “Aceito receber”
- Clique em “Enviar”
Após esse processo, o pagamento será feito automaticamente.
Para dúvidas, ligue para a central 135, que não realiza adesões, mas oferece suporte.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: