SAC amplia atendimento presencial para emissão da nova CIN

Bahia
SAC amplia atendimento presencial para emissão da nova CIN

A partir desta quarta-feira (3), o SAC amplia a capacidade de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora, alguns postos passam a receber os cidadãos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio — pelo menos durante o turno da manhã.

A mudança atende a pedidos da população e vale para três unidades em Salvador, duas na Região Metropolitana (RMS) e todos os postos do interior da Bahia.


📍 Onde o atendimento será por ordem de chegada

Em Salvador:

  • SAC Barra
  • SAC Comércio
  • SAC Pituaçu

Na Região Metropolitana:

  • SAC Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia)
  • SAC Camaçari (Boulevard Shopping)

No interior do Estado:

  • Todos os 21 postos SAC

Importante: Em todas essas unidades, o atendimento por ordem de chegada ocorre somente pela manhã. No período da tarde, permanece obrigatório o agendamento prévio via portal e app oficial do governo.


📅 Mudanças por etapas

O novo procedimento será expandido em etapas. Confira:

  • A partir de segunda (8/09):
    Todos os 51 Pontos SAC, localizados em municípios menores do interior, passarão a realizar 100% dos atendimentos da CIN por ordem de chegada.
  • A partir de quarta (10/09):
    Mais cinco unidades entram no novo formato:
    • Em Salvador: SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai
    • Na RMS: SAC Simões Filho
      Atendimento também será por ordem de chegada pela manhã e com agendamento à tarde.

🆓 Gratuidade e prazo para emissão da CIN

A nova CIN é gratuita para todos os cidadãos, independentemente da data de emissão, por se tratar de primeira via do documento. A antiga carteira de identidade (RG) continua válida até fevereiro de 2032, em todo o território nacional.

Ou seja, não há necessidade de correria aos postos. O prazo é longo e permite que a população se organize com tranquilidade.


🧾 O que levar para fazer a CIN?

Para emitir a primeira via da nova CIN, é necessário apresentar:

  • Certidão de nascimento atualizada ou
  • Certidão de estado civil atualizada

A nova carteira tem o CPF como número único de identificação. Outros dados e documentos podem ser adicionados:

  • CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado militar
  • Informações de saúde (como TEA e deficiências)
  • Tipo sanguíneo, fator RH e doação de órgãos
  • Nome social (caso solicitado)

A CIN possui ainda versão digital, disponível no gov.br três dias após a emissão. O documento também traz um QR Code para autenticação rápida e segura.


📆 Validade da CIN por idade

  • De 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
  • De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada

📞 Canais de atendimento SAC

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