SAC amplia atendimento presencial para emissão da nova CIN

A partir desta quarta-feira (3), o SAC amplia a capacidade de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora, alguns postos passam a receber os cidadãos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio — pelo menos durante o turno da manhã.
A mudança atende a pedidos da população e vale para três unidades em Salvador, duas na Região Metropolitana (RMS) e todos os postos do interior da Bahia.
📍 Onde o atendimento será por ordem de chegada
Em Salvador:
- SAC Barra
- SAC Comércio
- SAC Pituaçu
Na Região Metropolitana:
- SAC Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia)
- SAC Camaçari (Boulevard Shopping)
No interior do Estado:
- Todos os 21 postos SAC
⏰ Importante: Em todas essas unidades, o atendimento por ordem de chegada ocorre somente pela manhã. No período da tarde, permanece obrigatório o agendamento prévio via portal e app oficial do governo.
📅 Mudanças por etapas
O novo procedimento será expandido em etapas. Confira:
- A partir de segunda (8/09):
Todos os 51 Pontos SAC, localizados em municípios menores do interior, passarão a realizar 100% dos atendimentos da CIN por ordem de chegada. - A partir de quarta (10/09):
Mais cinco unidades entram no novo formato:- Em Salvador: SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai
- Na RMS: SAC Simões Filho
Atendimento também será por ordem de chegada pela manhã e com agendamento à tarde.
🆓 Gratuidade e prazo para emissão da CIN
A nova CIN é gratuita para todos os cidadãos, independentemente da data de emissão, por se tratar de primeira via do documento. A antiga carteira de identidade (RG) continua válida até fevereiro de 2032, em todo o território nacional.
Ou seja, não há necessidade de correria aos postos. O prazo é longo e permite que a população se organize com tranquilidade.
🧾 O que levar para fazer a CIN?
Para emitir a primeira via da nova CIN, é necessário apresentar:
- Certidão de nascimento atualizada ou
- Certidão de estado civil atualizada
A nova carteira tem o CPF como número único de identificação. Outros dados e documentos podem ser adicionados:
- CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado militar
- Informações de saúde (como TEA e deficiências)
- Tipo sanguíneo, fator RH e doação de órgãos
- Nome social (caso solicitado)
A CIN possui ainda versão digital, disponível no gov.br três dias após a emissão. O documento também traz um QR Code para autenticação rápida e segura.
📆 Validade da CIN por idade
- De 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
- De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
- Acima de 60 anos: validade indeterminada
📞 Canais de atendimento SAC
- Site institucional: sac.ba.gov.br
- Portal oficial: ba.gov.br/administracao
- Call Center WhatsApp: (71) 4020-5353
- Telefone fixo: 0800 071 5353
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