Salvador recebe Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados pela 1ª vez
Participam 220 atletas com amputação de membros superiores e/ou inferiores

Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Estádio de Pituaçu, em Salvador, será palco do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados 2025, reunindo mais de 200 atletas de 12 equipes de diferentes estados do país. Esta é a primeira vez que a competição acontece na Bahia.
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Amputados (CBFA), o evento conta com apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e da Federação Bahiana de Futebol.
A competição, que teve sua primeira edição em 1990 no Espírito Santo, tem crescido em número de participantes e visibilidade. Em 2025, participam 220 atletas com amputação de membros superiores e/ou inferiores, com idades entre 18 e 50 anos.
A disputa será dividida em fases classificatória, eliminatória e finais, com todas as partidas realizadas no Estádio Professor Roberto Santos (Pituaçu).
Autoridades destacam importância do evento:
- Vicente Neto, diretor da Sudesb: destacou o evento como “um marco para o esporte inclusivo na Bahia”.
- Luciano Reis, presidente da ABDA e atleta do Bahia: celebrou a oportunidade e afirmou que Bahia e Vitória estão prontos para representar o estado com força total.
Segundo estudo da UFRGS, o futebol de amputados teve início nos EUA, em 1980, e chegou ao Brasil em 1986, com a primeira competição nacional realizada em Linhares (ES).
Comentários: