Salvador Sedia a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente com Foco em Ações Climáticas
Evento discutirá estratégias para enfrentar a emergência climática, promovendo a transformação ecológica e elegendo representantes para a Conferência Nacional.

Imagem ilustrativa
Salvador será o palco central das discussões ambientais durante a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), promovida pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e transmitida ao vivo pelo YouTube, nos dias 11 e 12 de março. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates temáticos e plenárias, com o objetivo de discutir estratégias para enfrentar a emergência climática e promover a transformação ecológica. O evento culminará na escolha de propostas e representantes que levarão as prioridades da Bahia para a etapa nacional da conferência, que ocorrerá em maio, em Brasília.
A abertura será marcada pela palestra “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, que refletirá sobre os impactos das mudanças climáticas e as ações necessárias para garantir um futuro sustentável. Na sequência, os participantes serão divididos em grupos temáticos para discutir questões como mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental..
No segundo dia, as propostas elaboradas nos grupos serão apresentadas e votadas em plenária, definindo as prioridades da Bahia para a agenda ambiental nacional. Ao final, 60 delegados serão eleitos para representar o estado na Conferência Nacional do Meio Ambiente, garantindo que as demandas da Bahia sejam levadas ao debate nacional.
A CEMA será uma plataforma essencial para a construção de políticas públicas. Mariana Mascarenhas, coordenadora estadual da comissão organizadora, destaca a importância do engajamento coletivo, mencionando as conferências municipais como parte fundamental do processo. “O evento será o ápice desse processo democrático, que dará voz a uma diversidade de perspectivas e fortalecerá a luta por um meio ambiente mais equilibrado”, afirmou.
Desde outubro de 2023, a Sema tem promovido um amplo diálogo sobre questões ambientais, realizando 23 conferências intermunicipais e 13 municipais, com a participação de mais de 3 mil pessoas de 318 municípios baianos. Além disso, mais de 100 conferências livres foram organizadas por cooperativas, associações, instituições educacionais e outras entidades da sociedade civil.
Fonte: Ascom/Inema
Comentários: