Secretaria da Educação do Estado convoca mais 120 professores indígenas aprovados em processo seletivo

Bahia Notícias
Secretaria da Educação do Estado convoca mais 120 professores indígenas aprovados em processo seletivo

Humanização no atendimento acelera recuperação de pacientes no Hospital 2 de Julho, em Salvador

José Augusto, de 53 anos, está internado há 35 dias no Hospital Estadual 2 de Julho, em Salvador, onde foi tratado de uma úlcera infectada e precisou, temporariamente, de diálise. Durante esse período, ele recebeu cuidados médicos que permitiram sua melhora significativa e, em breve, será encaminhado para a enfermaria. Além dos avanços clínicos, José também se beneficiou de um atendimento mais humanizado por meio da iniciativa Prontuário Afetivo, implementada pela equipe de psicologia da unidade.

A metodologia de atendimento vai além das informações clínicas tradicionais, destacando aspectos pessoais e afetivos dos pacientes internados. No prontuário de José Augusto, por exemplo, estão registrados detalhes como o apelido pelo qual prefere ser chamado, “Sanduba”; o time de futebol de sua preferência, o Bahia; e outras informações pessoais, como suas comidas favoritas e os nomes e fotos de seus familiares. O documento fica ao lado da cama do paciente, permitindo que a equipe multiprofissional utilize essas informações para estabelecer uma conexão mais pessoal e acolhedora durante o tratamento.

José Augusto, refletindo sobre sua experiência no hospital, expressou gratidão pela abordagem acolhedora que recebeu: “esse jeito de atender o paciente fez toda a diferença para mim. Nos momentos em que eu só queria chorar, eles me fizeram sorrir. Saber que a equipe não me via apenas como mais um número, mas como alguém com uma história, com gostos e medos, foi um alívio. Isso me ajudou a enfrentar os dias mais difíceis e a encontrar força para continuar. A humanização do atendimento me deu conforto e esperança quando eu mais precisava”.

Ana Carla Nunes, coordenadora de psicologia do Hospital Estadual 2 de Julho, ressalta a importância dessa abordagem. “O Prontuário Afetivo cria uma conexão mais próxima entre a equipe e o paciente, o que contribui para o engajamento no tratamento e proporciona uma sensação de acolhimento. Quando o paciente se sente acolhido, o processo de recuperação tende a ser mais rápido e eficaz”, explica. Além disso, essa personalização do atendimento também tranquiliza os familiares, que percebem o cuidado especial que o paciente está recebendo.

Zorilmar Santana, diretora da unidade, destaca que o Prontuário Afetivo foi implantado há três meses e já beneficiou 11 pacientes nesse período, com resultados bastante positivos no relacionamento com os funcionários e médicos: “essa ação tem como objetivo humanizar o atendimento hospitalar, transformando o ambiente em um espaço mais acolhedor e menos impessoal. Os resultados têm sido bastante positivos, não apenas melhorando a experiência do paciente, mas, também, auxiliando diretamente na sua recuperação, tornando o tratamento mais eficaz e envolvente”

Estrutura

Com 259 leitos, sendo 100 de unidade de terapia intensiva (UTI) – 70 adulto e 30 pediátrico -, o Hospital Estadual 2 de Julho oferece atendimento a pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER). A iniciativa Prontuário Afetivo faz parte do esforço contínuo da unidade para proporcionar um atendimento mais humanizado e eficaz, demonstrando que o cuidado emocional também é fundamental no processo de cura.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.