SPM promove Cine Oxe, me Respeite e exibe Ainda Estou Aqui em parceria com o MGB
A iniciativa é realizada em parceria com o MGB e o Circuito Sala de Arte

Foto: Matheus Landim/GOVBA
Como parte da programação do Março Mulher, mês que marca a luta das mulheres pela garantia de direitos e igualdade de gênero, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), promoverá o Cine Oxe, me Respeite, na próxima segunda-feira (24). Serão realizadas três sessões às 9h, às 14h e às 19h, no Cine Museu, que fica dentro do Museu Geológico da Bahia (MGB), no Corredor da Vitória, em Salvador, com a exibição de Ainda Estou Aqui, longa metragem ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional e estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
A iniciativa é realizada em parceria com o MGB e o Circuito Sala de Arte, que tem como objetivo debater as relações de gênero através do cinema. A atividade também marca a programação comemorativa dos 50 anos do museu, que acontece de segunda-feira (24) a sábado (29), reunindo diversas atividades culturais, educativas e reflexivas sobre a importância do MGB para a valorização da memória e do patrimônio cientifico cultural da Bahia.
Depois da exibição, será realizado um debate sobre a atuação das mulheres na resistência à Ditadura Militar no Brasil e os desafios enfrentados até hoje relacionados à violência política de gênero e de raça.
A secretária da SPM, Neusa Cadore, falou sobre o protagonismo feminino no longa metragem. “Este filme enaltece a força de Eunice Paiva, essa mulher que lutou por justiça, contra a ditadura e pelo Estado Democrático de Direito. O filme também enaltece o talento de Fernanda Torres, a potência de Fernanda Montenegro, da equipe envolvida e toda a beleza da arte cênica brasileira. Possibilitar o acesso a essa história, em um mês emblemático como o Março Mulher, significa oportunizar que pessoas tenham acesso gratuito e possam conhecer um pouco mais desse passado recente do Brasil, que não pode ser esquecido, sobretudo, para continuarmos a luta e a defesa da democracia”, afirmou.
Para participar da sessão especial, é preciso se inscrever pelo formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8TlMKlRlwyBmkb7QZ7fgiUi7DjEYN-IEkxYMrCgM5MVudyg/viewform). As vagas são limitadas.
Fonte: Ascom/SPM
Comentários: