SSP apresenta plano de enfrentamento à violência contra povos indígenas para órgãos estaduais e federais
Encontro, presidido pelo subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Foto: Jorge Cordeiro
As iniciativas de combate à violência contra povos originários foram apresentadas por equipes da Secretaria da Segurança Pública para órgãos federais e instituições que fazem parte da rede de proteção à esta população, na quarta-feira (16), durante Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada de Enfrentamento À Violência Contra Povos e Comunidades Tradicionais (PAI), desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública.
Encontro, presidido pelo subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB.
O detalhamento das ações de segurança pública que estão presentes nas fases do plano de abrangência estadual, ações de atribuição das Forças da Segurança (PM, PC, DPT e Bombeiros), bem como as necessidades de atuação e ações de prevenção à violência foram exibidas.
Representantes do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas (Demed) do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) entenderam as configurações do plano e se colocaram à disposição na contribuição das ações contra à violência desenvolvidas pela SSP.
“Estamos debruçados para atender as demandas inerentes aos povos e comunidades tradicionais. Trabalhamos de forma ordenada e integrada com as Forças estaduais, federais e municipais, pois é desta forma que vamos mitigar eventos desse tipo”, disse o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.
Estiveram presentes o titular do Departamento de Inteligência Policial da (DIP) da PC, delegado Ivo Tourinho, o comandante da Companhia Independente de Mediação de Conflitos Agrários (Cimcau), major Michael Pinho, representantes do Corpo de Bombeiros e DPT, além do superintendente de Gestão Integrada da Ação Policial, André Barreto.
Comentários: