SSP-BA e Prefeitura alinham integração de monitoramento para o Carnaval 2026
eunião entre órgãos estaduais e municipais discute troca de imagens em tempo real e ampliação da cobertura nos principais circuitos da folia.

A integração dos sistemas de monitoramento da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com o da Prefeitura de Salvador foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10). O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Participaram da reunião o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, e o diretor da Guarda Municipal, coronel Humberto Sturaro. Também estiveram presentes representantes da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), Telecomunicações (Stelecom), Inteligência (SI), Transalvador e Guarda Municipal.
O objetivo principal foi alinhar o compartilhamento das imagens em tempo real entre o COI da SSP e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. Durante o encontro, foram discutidos aspectos técnicos e operacionais para definir o modelo de troca de informações entre os dois sistemas.
Outro ponto abordado foi a expansão da cobertura dos pontos de imagem nos principais circuitos do Carnaval — Barra, Campo Grande e Pelourinho — além da integração com o sistema do BRT.
“Com a troca de imagens em tempo real e a ampliação dos pontos de monitoramento, ganhamos mais agilidade na tomada de decisões e no acionamento das Forças da Segurança. Essa integração representará um importante avanço para o Carnaval de Salvador”, destacou o subsecretário Marcel de Oliveira.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado e do Município em garantir um Carnaval mais seguro e tecnológico, utilizando ferramentas inteligentes para otimizar as ações de prevenção e resposta durante a festa.
Comentários: