SSP estreia nova plataforma de observação na Festa de Iemanjá
Equipamento amplia postos de trabalho e uso de câmeras com Reconhecimento Facial.

A nova Plataforma de Observação Elevada (POE) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) será utilizada pela primeira vez durante a Festa de Iemanjá, na próxima segunda-feira (2), em Salvador. O equipamento reforça o esquema de segurança do evento.
Com design mais moderno, o caminhão é operado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) e presta apoio às forças policiais e ao Corpo de Bombeiros. A estrutura amplia a capacidade de monitoramento em grandes eventos.
A nova POE conta com nove câmeras embarcadas, sendo cinco com tecnologia de Reconhecimento Facial e quatro de Leitura de Placas Veiculares. De forma integrada ao Projeto Video-Polícia, o sistema pode operar simultaneamente com até 15 câmeras.
Além do aumento no número de câmeras, o novo modelo amplia os postos de trabalho de dois para três operadores. O objetivo é otimizar a análise de imagens e o acompanhamento em tempo real das ocorrências.
Ao todo, a SSP adquiriu 14 novas Plataformas de Observação Elevada, com investimento de R$ 10 milhões. Os equipamentos serão utilizados, principalmente, em festas populares e eventos de grande circulação.
Durante a Festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, a POE ficará posicionada em local estratégico. O sistema permitirá o monitoramento contínuo do público e a identificação de foragidos da Justiça por meio do Banco Nacional de Mandados de Prisão do CNJ.




Comentários: