Superlua do Castor brilha nesta quarta e poderá ser vista em todo o Brasil

Fenômeno torna a lua até 30% mais brilhante e 14% maior. Melhor horário para observação é logo após o pôr do sol.

Notícias
Superlua do Castor brilha nesta quarta e poderá ser vista em todo o Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

A segunda superlua de 2025 ocorre nesta quarta-feira (5) e promete encantar observadores em todo o Brasil e no exterior. O fenômeno, conhecido como Superlua do Castor, acontece quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da Terra, parecendo maior e mais brilhante do que o habitual.

Considerada a maior e mais luminosa do ano, a Superlua do Castor ficará visível por três noites consecutivas, desde que o céu esteja limpo. O fenômeno pode ser observado a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais.

A superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, o ponto da órbita em que o satélite natural está mais próximo da Terra. Nesse momento, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Embora o termo “superlua” não seja usado oficialmente pelos astrônomos, ele se popularizou por descrever de forma simples esse efeito visual impressionante que desperta atenção a cada ocorrência.


Horários para observação

O melhor horário para observar o fenômeno é logo após o pôr do sol.

  • São Paulo: nascer da lua às 18h45
  • Belém: às 18h14
  • Recife: às 17h28

Os horários são aproximados e podem variar conforme a região e o fuso local. Para aproveitar o espetáculo, basta escolher um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo.


Um espetáculo natural

Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, o termo superlua é reconhecido “apenas quando ocorre durante a fase cheia. Porém, sempre que a lua completa sua órbita em torno da Terra, em algum momento ela estará no perigeu”, explica.

Assim, o fenômeno é mais do que um espetáculo visual: é também uma demonstração dos movimentos naturais da lua e de sua influência sobre o céu noturno.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.