Gov.br orienta uso de verificação em duas etapas
Medida recomendada pelo Ministério da Gestão reforça segurança das contas ouro e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelo aplicativo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando os usuários com conta ouro no Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas.
A recomendação tem o objetivo de aumentar a segurança digital. A medida pode beneficiar cerca de 72 milhões de usuários com contas desse nível.
Segundo o ministério, a funcionalidade não é obrigatória. Porém, quando ativada, pode ser desabilitada a qualquer momento pelo aplicativo Gov.br.
A pasta destaca que essa verificação, aliada ao uso da biometria, é uma solução eficaz contra acessos indevidos. Atualmente, 27% das contas ouro já utilizam essa camada extra de proteção.
A plataforma Gov.br conta com mais de 169 milhões de usuários. Ela oferece mais de 4.700 serviços federais e 8.700 estaduais e municipais.
Entre os serviços mais acessados estão: Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, além das carteiras digitais de trabalho e trânsito.
Pelo sistema, também é possível abrir empresas, assinar documentos e transferir veículos, entre outros serviços adaptados ao perfil do usuário.
Como funciona a ativação?
A partir de agora, ao fazer login com uma conta ouro, o usuário será convidado a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo.
Se preferir, poderá pular essa etapa na primeira vez. Mas, ao acessar novamente, será solicitada a ativação com reforço por e-mail ou SMS.
Caso tenha dificuldades, o usuário pode desativar a funcionalidade a qualquer momento. Basta acessar o menu “Segurança da conta” no app Gov.br.
O MGI também disponibiliza orientações no portal oficial e atendimento direto com agentes para tirar dúvidas.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: