Vitória: 11ª posição, Sul-Americana e artilheiro do Brasileirão

Alerrandro e Yuri Alberto terminam como artilheiros do Brasileirão

Esporte
Vitória: 11ª posição, Sul-Americana e artilheiro do Brasileirão

Foto: Victor Ferreira / ECV

Foi um início de Campeonato Brasileiro desesperador, perdendo seis e empatando dois dos oito primeiros jogos, o Rubro-Negro só conseguiu vencer na nona rodada quando derrotou o Internacional por 2 a 1 no Barradão e chegou ao final dos 19 jogos de ida no Brasileirão na zona de rebaixamento com apenas 15 pontos, frutos de quatro vitórias, três empates e doze derrotas, marcando vinte gols e sofrendo 32, com saldo negativo de doze gols.

Preocupando a todos com um possível rebaixamento, o time precisava de reforços em todos os setores e um melhor desempenho de alguns jogadores que poderiam produzir mais e com mais regularidade até aquele momento. A direção precisava ser assertiva em contratações e dispensas para que o Leão tivesse uma reação na segunda metade do campeonato.

Com a segunda janela de transferências, a direção anunciou a chegada de seis atletas. Ricardo Ryller. Edu, Neris, Carlos Eduardo, Machado e Gustavo Mosquito que, sem dúvidas, melhorou a qualidade do elenco. Quando o treinador Thiago Carpini teve jogos mais espaçados, consequentemente mais tempo para realizar os treinamentos a equipe começou a performar melhor e o Rubro-Negro foi pontuando com mais frequencia e subindo na classificação geral, saindo da zona de rebaixamento e dando esperanças ao torcedor que poderia ter um final melhor em 2024.

Já na primeira rodada do returno o Vitória bateu o Palmeiras em pleno Allianz Parque por 2 a 0, mas, foi mesmo a partir da 26ª rodada que o time de Carpini embalou. Venceu confrontos diretos pela fuga do Z4 como Bragantino, Fluminense, Athletico Paranaense e Criciúma. O empate fora de casa com o líder Botafogo deu confiança a equipe que já sonhava com a vaga na Sul-Americana, mais um resultado de três pontos em casa contra o Fortaleza e o empate com o Grêmio, com um Barradão em festa, selaram a participação em 2025 na competição internacional. O empate por 2 a 2 contra o Flamengo no Maracanã, em tarde de despedida de Gabigol, serviu para dar ao Vitória a colocação final no Brasileiro 2024 em 11° lugar conquistando 47 pontos.

Alerrandro, com 15 gols, termina o campeonato dividindo a artilharia com Yuri Alberto do Corinthians. É a primeira vez na história do clube que o Leão tem um jogador como artilheiro do Brasileirão.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.