Volume de serviços na Bahia recua em novembro, aponta IBGE
Setor caiu 1,5% na comparação mensal; atividades turísticas avançaram no estado

O volume de serviços na Bahia registrou queda de 1,5% em novembro, na comparação com outubro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O resultado acompanhou o comportamento da média nacional, que apresentou retração de 0,1%, e interrompeu parte do crescimento observado em outubro (0,6%). Em 2025, essa foi a sexta queda nesse tipo de comparação.
De acordo com a SEI, o mês foi marcado por baixo dinamismo no consumo de serviços, refletindo a piora da confiança empresarial nas atividades voltadas às famílias.
Comparação anual
Na comparação com novembro de 2024, o setor de serviços baiano apresentou retração de 3,4%, enquanto a média nacional registrou alta de 2,5%.
O resultado negativo foi influenciado principalmente pelos Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com queda de 8,8%. Também recuaram os Serviços prestados às famílias (-7,0%) e Outros serviços (-2,6%).
As contribuições positivas vieram dos Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,6%) e dos Serviços de informação e comunicação (1,4%).
Acumulado do ano e dos últimos 12 meses
No acumulado de janeiro a novembro, o volume de serviços na Bahia caiu 1,3%, resultado inferior à média nacional (2,7%). O desempenho foi puxado para baixo, principalmente, pelos Transportes (-3,8%) e pelos Serviços prestados às famílias (-1,9%).
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor também registrou recuo de 1,3%, enquanto o Brasil avançou 2,7%. As maiores quedas vieram novamente dos Transportes (-3,5%) e dos Serviços prestados às famílias (-0,9%).
Turismo cresce na Bahia
Apesar do recuo no setor de serviços, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 1,9% em novembro, na comparação com outubro, acompanhando a média nacional (0,2%).
Na comparação com novembro de 2024, o turismo baiano avançou 5,6%, desempenho superior à média do país (2,1%), ocupando a quarta posição entre os estados pesquisados.
No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento do turismo na Bahia foi de 7,2%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço chegou a 7,7%, ambos acima da média nacional.




Comentários: