Absurdo! Hugo Calderano está fora do WTT Grand Smash dos EUA

Brasileiro teve entrada negada nos EUA após viajar a Cuba em 2023; competição começa nesta sexta-feira (4), em Las Vegas

Esporte
Absurdo! Hugo Calderano está fora do WTT Grand Smash dos EUA
Foto: Reprodução Instagram

O mesatenista Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial, não disputará o WTT Grand Smash dos Estados Unidos. A competição será realizada em Las Vegas, a partir desta sexta-feira (4).

De acordo com a Agência Brasil, Calderano teve a entrada barrada pelas autoridades americanas devido a uma viagem feita a Cuba em 2023. A situação o tornou inelegível para o Programa de Isenção de Visto (ESTA), usado por cidadãos da União Europeia.

Apesar de possuir passaporte português, Calderano foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) de que não se enquadrava mais nos critérios do programa.

“Mobilizei minha equipe para conseguir um visto de emergência, mas não houve tempo hábil”, lamentou o atleta, vice-campeão mundial, em nota oficial.

A viagem a Cuba foi para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Tentativas frustradas de reverter a situação

Ao perceber a demora na liberação do ESTA, Calderano procurou esclarecimentos junto à CBP. Foi então informado de que o problema estava relacionado à visita a Cuba.

A partir daí, sua equipe buscou um visto emergencial com apoio da USATT e do Comitê Olímpico dos EUA. Apesar da aprovação do agendamento, não havia disponibilidade de entrevista consular em tempo hábil.

Segundo o site oficial do governo dos EUA, cidadãos que estiveram em Cuba desde 12 de janeiro de 2021 perdem a elegibilidade para o ESTA. As exceções incluem apenas viagens com fins diplomáticos ou militares.

Calderano vive grande fase na carreira

No último fim de semana, o brasileiro venceu o WTT Star Contender, em Ljubljana, na Eslovênia. Ele também encerrou sua passagem de nove anos pelo clube Ochsenhausen, da Alemanha, conquistando a Liga Alemã.

A ausência em Las Vegas representa uma baixa importante no calendário do mesatenista, já que o WTT Grand Smash é um dos principais torneios do circuito internacional, comparável aos Grand Slams do tênis.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.