Lula critica sanções dos EUA contra Moraes
Presidente classifica medida como arbitrária e defende soberania brasileira diante de interferência externa no Judiciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado (19) as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes e outros membros do STF.
Segundo Lula, a medida é arbitrária e sem fundamento. Ele expressou solidariedade aos ministros e rejeitou qualquer interferência externa no sistema judicial brasileiro.
“A interferência de um país no Judiciário de outro é inaceitável. Fere os princípios da soberania entre as nações”, disse em nota oficial do Planalto.
Lula reforçou o compromisso com a democracia. Afirmou que nenhuma ameaça externa afetará o papel das instituições na defesa do Estado Democrático de Direito.
As sanções foram divulgadas na sexta-feira (18). Os EUA revogaram o visto de Moraes, de aliados no STF e de seus familiares, segundo o secretário Marco Rubio.
A decisão ocorreu horas após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de nova operação da Polícia Federal, com tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno.
Ainda não há confirmação oficial sobre quais ministros, além de Moraes, foram atingidos pelas medidas.
📎 Com informações da Agência Brasil.
Comentários: