Salvador amplia arborização com programa Plante no Passeio
Moradores podem solicitar gratuitamente o plantio de árvores nativas em frente às residências pela plataforma Salvador Digital.

O programa Plante no Passeio, da Prefeitura de Salvador, está incentivando moradores a participarem diretamente da ampliação da arborização urbana da capital. A iniciativa permite solicitar o plantio gratuito de árvores nativas da Mata Atlântica nas calçadas de imóveis residenciais.
Coordenado pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), o projeto busca aumentar a cobertura vegetal da cidade e melhorar a qualidade ambiental dos espaços urbanos. Segundo o secretário da pasta, Ivan Euler, a proposta surgiu a partir da demanda dos próprios cidadãos interessados em plantar árvores em frente às suas casas.
Benefícios para a cidade
De acordo com a Secis, a arborização contribui para ampliar áreas de sombra, reduzir a temperatura das ruas, melhorar a qualidade do ar, diminuir a poluição sonora e auxiliar na drenagem das águas das chuvas. Além disso, as árvores ajudam a valorizar os espaços públicos e incentivam a circulação de pedestres.
O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, explica que, após a aprovação do pedido, o morador se torna responsável pelos cuidados com a muda, enquanto a Prefeitura realiza o acompanhamento técnico necessário.
Como solicitar o plantio
O pedido deve ser feito pela plataforma Salvador Digital e está disponível apenas para imóveis onde o solicitante reside. Após a solicitação, o cidadão precisa responder à mensagem enviada pela Secis em até 15 dias e apresentar comprovante de residência. Equipes técnicas da Prefeitura farão uma vistoria para verificar a viabilidade do plantio, respeitando critérios técnicos e a infraestrutura existente no local. Nos casos aprovados, serão plantadas mudas nativas com aproximadamente 2,5 metros de altura.




Comentários: